Fotos

Descrição

Uma viagem percorrendo o que há de melhor nos vales vitivinícolas mais significativos dos Estados Unidos. Por um lado, as jóias da Pinot Noir de Oregon no grande Willamette Valley. Foi aqui que surgiram alguns vinhos que competiram com grandes mitos franceses na Olimpíada promovida pelo famoso Guia Francês Gault Millau de 1979 em Beaune, através do visionário (recentemente desaparecido) David Latt da Eyrie Vineyards entre Dundee Hills e McMinnville. Ficou nada menos que em segundo lugar deixando para trás grandes ícones da Borgonha. Outras vinícolas destacadas como Beaux Frères em Ribbon Ridge do Mike Etzel, cunhado do Parker, e a conceituada Domaine Drouhin em Dundee Hills, da mesma família Drouhin da Borgonha. A verdade é que Robert Drouhin, naquela época, ficou tão impressionado com o potencial de Oregon que implantou sua própria vinícola por estas terras, a qual será visitada, entre outras.
Por outro lado, na Califórnia, iniciando a jornada por Napa Valley, passando Russian River Valley e Alexander Valley visitando verdadeiros ícones da viticultura californiana como da sua culinária, ara terminar na encantadora San Francisco, alternando vinho, gastronomia e visitas culturais e turísticas numa sinergia de experiências memoráveis.

Objetivos:
Conhecer as vinícolas mais representativas do Oregon e as deslumbrantes paisagens no Wilamette Valley.
Desvendar o interior das regiões vitivinicolas da Califórnia, entorno aos Vales de Napa e Sonoma.  
Aproveitar o melhor da gastronomia e culinária local.
Descobrir as belezas naturais, culturais e paisagísticas das regiões visitadas.
Conhecer as capitais destes dois estados americanos, Portland e San Francisco.

 

Roteiro

1º Dia. 17 SET. 5ª.-feira.  BELO HORIZONTE – SÃO PAULO - CHICAGO.
13:20 hs. Apresentação no balcão da Tam no Aeroporto de Belo Horizonte Confins.
15:20 hs. Saída prevista do vôo da Tam JJ 3345 com destino a São Paulo.
16:40 hs. Chegada prevista no Aeroporto de São Paulo Guarulhos para conexão com vôo de prosseguimento.
21:30 hs. Saída prevista do vôo  da United Airlines UA 842 com destino a Chicago.
Vôo noturno. Pernoite no vôo.

2º Dia. 18 SET. 6ª.-feira.  CHICAGO – PORTLAND.
05:57 hs. Chegada prevista no Aeroporto Chicago para conexão com vôo de prosseguimento.
10:10 hs. Saída do vôo da United Airlines UA 17 com destino a Portland.
12:31 hs. Chegada prevista no Aeroporto de Portland. Recepção, assistência e traslado para o Hotel Mônaco,  Marriot ou similar de 4 estrelas, para acomodação de 3 noites com café da manha e impostos. Passeio com guia local e lanche de bordo pela cidade. A noite, Jantar de Boas Vindas, num dos melhores endereços de Restaurant-Wine Bar, o Noble Rot do Chef Leather Storrs  ( www.noblerotpdx.com )

3º Dia. 19 SET. SAB.  PORTLAND – WILLAMETTE VALLEY.
Após o café da manhã no hotel, saída as 10:30 hs. do passeio de dia inteiro com guia local pelo grande Vale de Willamette, visitando três das suas vinícolas mais reconhecidas, como Eyrie Vineyards (www.eyrievineyards.com) Willakenzie Estate, Lemelson, Stoller Vineyards ou Beaux Freres (www.beauxfreres.com ), incluindo Almoço harmonizado especialmente para o grupo numa delas.  
O Willamette Valley de Oregon, e a região vinícola líder do estado, ocupando dois terços do mesmo tanto de adegas e vinhedos, sendo o lar de mais de 200 vinícolas. E reconhecido no mundo como um dos melhores produtores da uva Pinot Noir. O termo de Willamette Valley é uma Denominação ampla que na realidade inclui seis sub-denominações: Chehalem Mountains, Dundee Hills, Eola-Amity Hills, McMinnville, Ribbon Ridge e Yamhill Carlton.
No fim da tarde, retorno ao hotel. Resto do dia e jantar livre.

4º Dia. 20 SET. DOM.  PORTLAND – WILLAMETTE VALLEY.
Café da manhã no hotel. Manhã e almoço livre em Portland.
Às 12:30 hs. saída para voltar novamente a percorrer outras paisagens junto ao guia local desse grande Vale do Willamette visitando 2 vinícolas premiadas tais como Domaine Drouhin ( www.domainedrouhin.com ), Torii Mor, Winter’s Hill, Penner Ash Wine Cellars, Chehalem ou Quail Hurst, finalizando com um Vintner’s Dinner, um Jantar privativo numa vinícola recebidos pelo proprietário e, ou enólogo para uma noite de harmonização comentada, como Beran Vineyards com Bill Beran ou Lenne Estate com Steve Lutz, onde os participantes do grupo poderão conversar e interagir com os mesmos.  
Por volta das 20:30 hs., retorno ao hotel em Portland.

5º Dia. 21 SET. 2ª.feira. PORTLAND – SÃO FRANCISCO – NAPA VALLEY.
Traslado para o Aeroporto de Portland.
06:55 hs. Apresentação no balcão da United Airlines no Aeroporto de Portland.
07:55 hs. Saída prevista do vôo da United Airlines UA 478 com destino a San Francisco.
09:40 hs. Chegada prevista no Aeroporto de San Francisco. Recepção, assistência e traslado diretamente para a vinícola tipo de produção de garagem da Ancien Wines ( www.ancienwines.com ) no Vale do Napa. Visita privativa com o seu proprietário e enólogo Ken Bernards com degustação e Almoço tipo Pic-nic e possibilidade de participação ou observação de algumas tarefas da colheita dependendo das atividades da vinícola no dia como das condições climatológicas.
Logo após, traslado para o Hotel Villagio Inn & Spa ou Vintage Estate em Yountville, para acomodação por 03 noites com café da manha e impostos. Resto do dia e jantar livre.

6º Dia. 22 SET. 3ª.-feira.  NAPA VALLEY.
Café da manhã no hotel e, as 10:00 hs., saída para passeio de dia inteiro com guia local pelo Vale do Napa com visita a 3  produtores renomeados deste denominação, tais Beringer Vineyards ( www.beringer.com ) com uma harmonização entre vinho e comida, Stag’s Leap Vineyards com degustação e Almoço tipo Pic-nic e, finalmente, Hall Rutherford com degustação. Entorno as 17:00 hs. retorno ao hotel para o restante do dia e jantar livre..

7º Dia. 23 SET. 4ª.-feira. NAPA VALLEY.
Café da manhã no hotel e dia livre para aproveitar atividades por conta própria, como relaxar num SPA (Salute Per Aqua), fazer algum esporte ou atividade física, visitar as charmosas lojas de Napa para algumas compras, ou ate programar algum passeio opcional na região, o qual poderá ser providenciado sob consulta e cotação previa.
No final do dia, entorno as 18:00 hs., saída do hotel para uma noite de Gala com Jantar gastronômico harmonizado na vinícola ícone da Rubicon Estate do cineasta Francis Ford Coppola ( www.rubiconestate.com ) Entorno as 22:00 hs. retorno ao hotel.

8º Dia. 24 SET. 5ª.-feira. NAPA VALLEY –  SONOMA VALLEY.
Café da manhã e saída do hotel entorno as 09:30 hs. para Russian River Valley, sub-denominação de grande Vale de Sonoma. Recepção e visita privativa e exclusiva pelo enólogo reputação internacional Paul Hobbs na sua vinícola de Sebastopol, na qual geralmente não recebe visitas. Paul, que representa hoje a elite de enólogos da Califórnia, é bem conhecido no Cone Sul, produzindo o Viña Cobos em Perdriel, próximo a Mendoza na Argentina, como também encomendado pela Viña Tarapacá do Chile para a concepção dos seus vinhos especiais. ( www.paulhobbs.com ).
Prosseguimento do passeio com a visita, degustação e Almoço de ''tapas'' na Marimar Estate, a propriedade da família Torres da Catalunya na Espanha ( www.torres.es ).
Continuação da jornada ate a charmosa cidade de Healdsburg, no meio do Alexander Valley, outra sub-denominação de Sonoma, para acomodação de 2 noites com café da manhã e impostos no Hotel Healdsburg (www.hotelhealdsburg.com ) ou similar.
Restante da tarde livre, e a noite, Jantar gastronômico no Restaurante Dry Creek Kitchen do conceituado Chef Charlie Palmer, considerado o criador da chamada Cozinha Americana Progressiva, inspirada na francesa, mas com características próprias e inovadoras ( www.charliepalmer.com ).

9º Dia. 25 SET. 6ª.-feira.  SONOMA VALLEY.
Após o café da manhã no hotel, entorno as 10:00 hs., saída com guia local para um dia multidisciplinar, visitando na parte da manha a Da Vero Farm, da Chef Colleen McGlynn, uma bela Fazenda, onde elaboram dos mais diversos produtos e atividades, como azeite e vinho, alem de pomar com uma grande variedade de frutas para as suas compotas e geléias, entre eles os limões tipo Meyer, laranjas, tangerinas, pêssegos, ameixas, maçãs, peras, amoras, marmelo, figos, romãs e ate lavanda, e uma enorme horta, como também criação de suínos e frangos para ovos. Aqui, o grupo participará de uma aula-apresentação privativa de culinária seguida pelo Almoço no contexto desta propriedade ( www.davero.com ).
Na parte da tarde, prosseguimento do passeio com uma visita a um produtor com degustação da emblemática uva Zinfandel que deu a conhecer universalmente a Califórnia como um importante produtor de vinho, tal como a Seghesio ou Passalacqua. No fim da tarde, retorno ao hotel e restante do dia e jantar livre.

10º Dia. 26 SET. SAB. SONOMA VALLEY – SAN FRANCISCO.
Após o café da manhã, saída do hotel as 09:00 hs. do traslado para o coração de São Francisco, direto ao The Ferry Building Market Place ( www.ferrybuildingmarketplace.com ), junto ao famoso The Embarcadero, o qual será visitado junto a um guia local, um complexo de lojas memorável para quem gosta de gastronomia, voltadas para este segmento da culinária, com delikatessens, padarias, sorveterias, queijos, cafés, peixe e carne, e mercados específicos que somente funcionam nos finais de semana, como e o The Ferry Plaza Farmers Market, um mercado com parte interna, como externa de produtos rurais das fazendas, alguns sendo produtos orgânicos e frescos certificados, tipo denominação de origem, visando a sustentabilidade e preço justo.  Dispondo também de Restaurantes e de um Marchant de Vinhos com ampla diversidade de rótulos americanos como de todo o Mundo.
Entorno a este mercado, será feito um Almoço privativo e temático Restaurante Slanted Door, um dos mais charmosos e interessantes, sendo uma culinária vietnamita que utiliza produtos orgânicos e carne ecologicamente criada em Fazenda rural, oferecendo assim uma amostra da grande diversidade gastronômica que esta cidade cosmopolita oferece ao seu visitante ( www.slanteddoor.com ).
Após o almoço, tempo livre para passeio pelo complexo e possíveis compras no mercado.
Entorno as 16:00 hs., traslado para um Hotel de localização central, tipo Orchard Hotel ou similar, entorno a conhecida e movimentada Union Square, para acomodação de 2 noites com café da manha e impostos.
Restante do dia e noite livre.

11º Dia. 27 SET. DOM.  SAN FRANCISCO.
Café da manhã no hotel, e de manha, saída as 09:00 hs. para passeio e tour privativo visitando os aspectos mais turísticos e culturais da cidade de São Francisco, com o atrativo adicional de ser realizado num veículo antigo de época. Almoço e tarde livre para atividades por conta própria. E a noite, saída para Jantar de Despedida num dos endereços mais emblemáticos da cidade, tipo o Restaurante do Chef Michel Mina no famoso Hotel The Westin St. Francis, o Boulevard Restaurant da talentosa Chef Nancy Oakes já tendo sido destacada como "Best Chef in California" ou no Teatro Zinzanni com um Show tipo Cabaret de variedades.

12º Dia. 28 SET. 2ª.-feira.  SÃO FRANCISCO – WASHINGTON – SÃO PAULO.
Café da manhã, e preparação para o fechamento de malas e conta de extras do hotel. Logo após traslado para o Aeroporto de San Francisco.
10:45 hs. Apresentação no balcão da United Airlines no Aeroporto de San Francisco.
12:45 hs. Saída prevista do vôo da United Airlines UA 873 com destino a Washington DC.
20:56 hs. Chegada prevista no Aeroporto de Washington DC para conexão com vôo de prosseguimento.
22:00 hs. Saída prevista do vôo da United Airlines UA 861 com destino a São Paulo.
Vôo noturno. Pernoite no vôo.

13º Dia. 29 SET. 3ª.feira.  SÃO PAULO – BELO HORIZONTE.
08:20 hs. Chegada prevista no Aeroporto de São Paulo Guarulhos para conexão com vôo de prosseguimento.
12:10 hs. Saída prevista do vôo da Tam JJ 3338 com destino a Belo Horizonte.
13:13 hs. Chegada prevista no Aeroporto de Belo Horizonte Confins.

Inclui

  • Passagem ida e volta, na ida Belo Horizonte-Portland e na volta São Francisco-Belo Horizonte com United Airlines.
  • 10 noites de acomodação com café da manhã e impostos sendo 3 noites de Portland,  3 em Youtville -Napa Valley-, 2 em Healdsburg -Sonoma Valley- e 2 em São Francisco, em hotéis de 4 estrelas conforme mencionados no roteiro ou similares.
  • 13 Vistas com degustação nas vinícolas previstas no roteiro, acontecendo em 8 delas refeições.
  • Visitas turísticas com guia local em Portland e San Francisco, com as panorâmicas pelos vales e paisagens vintivinícolas visitados.
  • 11 refeições, sendo 5 jantares, dos quais 2 em vinícolas, e 6 almoços, dos quais 4 em vinícolas, alguns gastronômicas e harmonizados, incluindo os vinhos quando refeições nas vinícolas.
  • Todos os traslados de aeroportos nos destinos visitados, hotéis, vinícolas e passeios quando inclusos, conforme o roteiro, em serviço privativo com confortável ônibus de acordo ao número de pessoas no grupo.
  • Acompanhamento desde BH do Consultor Turístico e enófilo  Germán Alarcón-Martín como Assistência e Guia Operacional em português.
  • Completa apostila com informações do destino, regiões e produtores vitivinícolas visitadas

Não inclui

  • Refeições não mencionadas ou indicadas como livre.
  • Serviços extras de caráter pessoal, tantos nos hotéis e em outras situações. 
  • Carregadores nos aeroportos e hotéis.
  • Gratificações do Motorista de ônibus (média de US$ 1 por pessoa por dia. Recolhimento no final da viagem)
  • Tudo o mais que não esteja relacionado no item acima “o preço inclui“

Preços

Parte Terrestre:

  • US$ 5.498,00 por pessoa em apartamento duplo.
  • US$ 1.820,00 acréscimo para acomodação em apartamento individual

Parte Aérea:

  • Passagem aérea: US$1.166,00 para saída de Belo Horizonte. Na classe econômica, ida Portland, via Chicago, e volta desde São Francisco, via Washinton, com United Airlines conforme horários indicados no roteiro.
  • Taxas de Embarque US$182,00 (Podendo mudar até o dia da emissão do grupo).
  • Saídas de outras cidades: Porto Alegre>US$1.266,00. São Paulo Guarulhos>US$1.342,00. Rio de Janeiro Galeão>US$1.368,00. Brasília>US$1.326,00. Mesmas Taxas de embarque as de BH.
  • Saídas de outras cidades sob consulta.
  • Solicitações de inscrições no programa somente da parte terrestre sem o aéreo, por utilização de milhagens ou outras procedências ou preferências, assim como saída anterior a data do grupo, considerar Taxa US$ 100,00 por pessoa para qualquer uma das possíveis situações.
  • Horários dos vôos indicados no roteiro correspondem ao momento da realização do mesmo, podendo mudar a qualquer momento dependendo da malha aérea das companhias aéreas envolvidas

Inscrição

  • Considerada inscrição com pagamento do sinal, no momento da solicitação da inscrição e reserva de lugar.
  • Sinal de R$2.500,00 por pessoa no momento da inscrição.
  • Os que já tenham feito sua inscrição com pagamento de sinal antecipado, precisarão completar o sinal até este valor.
  • Prazo para inscrições 23 JUL 2009(Mas se decidir participar, não deixe se inscrever até o ultimo dia. Faça a sua quanto antes)

Pagamento

  • O Sinal em R$ pago antes na inscrição, será descontado no pagamento final.
  • Parte Terrestre: Dinheiro, cheque ou transferência, com pagamento final até o dia 15 AGO em que ao valor total da parte terrestre em Euros será aplicado o câmbio do dia, sendo descontados tanto o sinal inicial, como resto das parcelas pagas anteriormente em R$ completando com o restante. Portanto, ao longo destes meses poderão ser feitos pagamentos em R$ parcelados e sem acréscimo, conforme conveniência de cada caso a ser determinado entre as partes.
  • Parte Aérea: Em R$ ao câmbio do dia da emissão de todas as passagens do grupo no mês de AGO, conforme data que for estipulada pela companhia após a confirmação do grupo. Em dinheiro, cheque, transferência ou cartão de crédito. Neste último caso podendo ser parcelado em até 5 vezes sem acréscimo, sendo a totalidade das taxas junto a primeira parcela.
  • No caso de pagamento em cartão de crédito, este deverá ser emitido no Brasil e não poderá ser corporativo, sendo necessário preenchimento com assinatura de autorização de debito, acompanhada de cópia frente e verso do cartão de crédito utilizado para a compra, assim como o RG do titular do cartão.
OBS.: Sob consulta, outras formas de financiamento em R$ tanto da parte terrestre como da aérea, com juros baixos de mercado, tipo crédito financeiro ao consumidor (tipo Banco Votorantim/GVI/Fibra ou similar) ajustadas a cada necessidade, e até 15 vezes.

Seguro Assistência em Viagens

  • Não incluso, sendo opcional.
  • Porém, para viagens em Grupo será é obrigatório dispor de um Seguro fiável e eficaz em caso de eventualidades.
  • Caso não dispor de um, oferecemos a opção do Seguro Assist Card Classic no valor de R$ 199,00 para os 13 dias da viagem com um Montante Máximo Global de US$ 12.000,00 de cobertura. Detalhamento destas coberturas, e os produtos superiores como o Premium (R$ 371,00 para Montante Máximo Global de US$ 100.000,00 de Cobertura), sob consulta. 
  • IMPORTANTE: Quem não contratar seguro, por dispor de algum outro produto, deverá de apresentar cópia do seu seguro para a devida análise e inclusão na documentação geral do grupo para o guia acompanhante.

Observações Gerais

  • Número de participantes no grupo: Máximo 24 e Mínimo 20.
  • A emissão da passagem aérea para estar considerada dentro da condição de grupo, deverá ser emitida na Zênithe Viagens e Turismo Ltda. nos vôos e data previamente determinado no programa. Caso persistir a necessidade de alterar a ida, não é caracterizado mais grupo. Portanto, as condições passam a ser individuais de acordo a disponibilidade e condições da nova reserva pretendia.
  • Inscrições somente da parte terrestre sem o aéreo do grupo (por utilização de milhagens, outras procedências, preferências, companhias, outras datas, etc.) considerar Taxa US$ 100,00 por pessoa.
  • Alterações de itinerário, vôos, data e paradas intermediárias, como extensão em São Francisco, ou até parada em Washington, são permitidas na volta (não na ida), sob consulta de acordo a cada caso desejado, disponibilidades e mudanças tarifárias.
  • No programa, a ordem do seu percorrido, pode ser alterada, assim como suas visitas, restaurantes, hotéis e vinícolas, por algum motivo operacional ou de força maior, estão sujeitos a alteração, mas sempre oferecendo a garantia de categorias similares sem perder a qualidade e quantidade publicada no programa.
  • Saídas de outras cidades sob consulta.
  • Na data do embarque, será necessário dispor de Passaporte com validade mín. de 6 meses a partir da data de entrada no pais de destino, assim como de visto americano, ficando a disposição para assistência na emissão destes documentos. 
  • Cancelamento após a inscrição no programa, independentemente que sejam por força maior, e sendo a saída do grupo confirmada, desde a data da inscrição, considerada como tal a do pagamento do sinal, e até 50 dias antes da saída, sem devolução do sinal. Desde os 50 dias até 30 dias antes, 50% do total dos serviços contratados, terrestre e aéreo, ao câmbio do dia do cancelamento.  A partir de 30 dias antes da saída, pagamento total do valor do pacote, sem devolução.
  • No momento da inscrição será necessário assinar o Contrato de Adesão ao Programa.
  • Resto de considerações, segundo Condições Específicas publicadas para este Roteiro, sendo complementadas com as Condições Gerais, conforme disposições da Embratur, estando à disposição sob consulta.
  • Entende-se que no momento da inscrição com o pagamento do sinal que automaticamente o inscrito declara estar ciente destas Condições Específicas, as quais deverão ser assinadas.
  • Informações e Pré-Reservas: Na Zenithe Travelclub. Consultoria e Operadora de Viagens EnoGastronômicas. Belo Horizonte. Tel.: (xx31) 3225-7773. Contato: Patrícia Aguilar supervisao@zenithe.tur.br - www.zenithe.tur.br
  • Dados para depósitobancário: Banco Itaú. Agência 0925. C/C 20.404-2. Titular Zênithe Viagens e Turismo Ltda. - CNPJ 41.711.581/0001-57. No caso, por favor, enviar comprovante via fax ou mail ao financeiro@zenithe.tur.br

Ficha de Inscrição

Clique no ícone ao lado para fazer o download da ficha de inscrição.

 

Condições Específicas

Clique no ícone ao lado para fazer o download da ficha de inscrição.

 

Descritivo dos Vales

WILLAMETTE VALLEY
O CORAÇÃO DA TERRA DO VINHO DO OREGON
O Willamette Valley de Oregon, e a região vinícola líder do estado, ocupando dois terços do mesmo tanto ao que se refere ao vinhedos plantado como as vinícolas nele existentes, sendo o lar de mais de 200. E reconhecido no mundo como um dos melhores produtores da uva Pinot Noir. O termo de Willamette Valley é uma Denominação ampla que na realidade inclui seis sub-denominações: Chehalem Mountains, Dundee Hills, Eola-Amity Hills, McMinnville, Ribbon Ridge e Yamhill Carlton.
Fechada pelas tempestades do Pacífico ao oeste devido a Cordilheira da Costa, o vale segue Rio Willamette de norte a sul por mais de cem milhas desde o Rio Columbia, próximo a Portland, até justo ao sul de Eugene. Para o leste, as Cordilheiras Cascade determinam os limites entre o Vale do Willamette de clima mais nublado e fresco como o clima seco e mais extremo do Oregon oriental. 
No seu ponto mais largo, este longo e extenso vale se expande por sessenta milhas. Em todo ele, o clima possui um longo e suave ciclo vegetativo: Verões quentes com noites frescas, rajadas de verão indiano frequentemente abreviado por chuvas marítimas; invernos úmidos e suaves, e primaveras longa, freqüentemente chuvosas. Nos anos ideais o clima marítimo oferece as melhores condições possíveis para o crescimento das variedades de clima fresco. Oregon com melhor se conhece é através da sua Pinot Noir. Nos anos piores, as chuvas podem ser complicações e maliciosas, provocando reações entre os viticultores que vão desde a frustração até o desespero. Nesta matéria, o Willamette Valley compara-se favoravelmente com a Borgonha e Alsácia na França. E, gostemos ou não, o clima, as vezes caprichado, deste vale, é a terra prometida para a Pinot Noir na América. As vinícolas também produzem Pinot Gris, Pinot Blanc, Chardonnay, Melon, Riesling, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc, e alguns Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, como espumantes.

NAPA VALLEY
Napa Valley é uma Região vitícola Americana (AVA- American Viticultural Area) localizada no Condado de Napa, Califórnia, E.U.A. Napa Valley é considerada de longe uma das principais regiões vinícolas da Califórnia, e de todos os Estados Unidos, com uma história que remonta ao século XIX. A combinação de clima mediterrânico, geografia e geologia do vale são fatores que contribuem a crescente qualidade das uvas viníferas.
John Patchett estabeleceu no vale o primeiro vinhedo comercial em 1858. Em 1861, Charles Krug abriu em Napa Valley sua primeira vinícola comercial em St. Helena. A viticultura em Napa sofreu vários revezes no final dos anos 1800 e início dos 1900, incluindo um surto da doença das vinhas, a filoxera, a instituição jurídica da proibição, bem como a Grande Depressão.
Em 1965, Robert Mondavi, um ícone em Napa Valley, se separou das propriedades da sua família originária de Charles Krug, para fundar a sua própria operação de vinificação, se estabelecendo em Oakville. Foi a primeira vinícola nova de grande escala a ser estabelecida no vale desde antes da proibição, incluindo na mesma as terras originais de To Kalon (o famoso vinhedo de H.W. Crabb, o primeiro homem que fez de Oakville um distrito de vinhos de qualidade em 1877, o qual chamou com este nome que em grego significa “Mais Bonito”), Após o estabelecimento da Mondavi, o número de vinícolas no Vale cresceu rapidamente, tal como fez a fama e reputação desta região.
Em 1976, a região recebeu a atenção e reconhecimento mundial a partir da histórica degustação de Paris, “The Wine Tasting” de 1976, que apontou um Napa Valley Cabernet Sauvignon e Chardonnay superando vários famosos rótulos da França numa degustação as cegas. Hoje, quase 4,7 milhões de pessoas visitam Napa Valley cada ano, tornando-se o segundo maior destino turístico popular na Califórnia, apenas após a Disneyland.

SONOMA COUNTRY
No Condado de Sonoma se reúnem um grande número de Regiões vitivinícolas americanas (AVA's). No total são treze, o que reflete a grande variedade de clima e condições de solo no território que ocupa este Condado, como a sua grande produção, bem como a proeminência de Sonoma County no mercado do vinho. A diferença de clima e solo (terroir), significa que uvas de clima mais frio crescem bem em certas regiões e em outras, uvas de clima mais quente são mais adequados. A grande produção desta região, significa que cada AVA (tipo de sub-denominação) tem uma produção significativa por ela mesma. A proeminência da indústria vinícola da Califórnia e Sonoma County, em especial, criou reconhecimento mundial das suas regiões vinícolas.

RUSSIAN RIVER VALLEY
Se extende em torno do Rio Russo (Russian River) sendo considerada uma sub-denominação (uma AVA) do Vale de Sonoma. E uma das maiores e responsável por cerca de um sexto da superfície total de vinhas plantadas em Sonoma County. A denominação com status       AVA foi concedida em 1983 e ampliada em 2005. A área se estende entre Sebastopol e Santa Rosa no Sul, e Forestville e Healdsburg ao norte. O vale tem um clima frio que é característico, e fortemente afetado pelo nevoeiro gerado pela proximidade deste vale com o Oceano Pacífico. Este vale é bem conhecido por seu sucesso com variedades de clima frio, como são as destacadas Pinot Noir e Chardonnay.

ALEXANDER VALLEY

Alexander Valley é uma destas outras sub-denominações, sendo uma das mais densamente plantada de todas as AVA´s de Sonoma County. Também se localiza ao longo do Rio Russo (Russian River), porém mais ao norte. O limite desta denominação se estende desde o norte de Healdsburg subindo até o Condado de Mendocino, ao norte de Cloverdale. A viticultura existe nesta região desde 1850, mas a indústria do vinho tem experimentado sucesso apenas muito recentemente, começando na década de 1960 com Simi Winery. Aquisições significativas de terras e vinhedos pelos produtores E & J Gallo Winery em 1988 e Kendall-Jackson em 1996 também contribuíram para elevar a consciência e reconhecimento do Alexander Valley. O perfil gustativo dos vinhos deste vale historicamente tem sido centrada em torno da sua riqueza, amplitude e facilidade de degustar seus vinhos, com a Cabernet Sauvignon se destacando por suas características notas de chocolate e textura quente em boca. Após Cabernet Sauvignon, a Chardonnay é uma das principais variedades plantadas seguidas pelas Sauvignon Blanc e Zinfandel.

 

 

Informações e Reservas: ( 31) 3225-7773 / zenithetravelclub@zenithe.tur.br
© 2009 Zênithe Travelclub.